quarta-feira, 8 de abril de 2009

Projeto Eleitoral: Minha casa, minha vida.

por Bianca Gonçalves Antunes e Rosália Cipriano


Após quase 50 anos, o governo federal decide investir na habitação com um projeto de R$ 34 bilhões. A promessa é de erguer 1 milhão de moradias no país até o final deste ano, gerar 1,5 milhões de empregos, e movimentar R$ 60 bilhões.




O projeto que teve início em outubro do ano passado foi lançado dia 25 de Março pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Episódio eleitoral que se vem se repetindo com freqüência nos últimos meses.

O plano contemplará as famílias de acordo com a média salarial, priorizando as famílias que ganham até 3 salários mínimos.
Contudo, até as famílias de classe média serão beneficiadas pelo Conselho Monetário Nacional, beneficio que confirma a idéia de prover a habitação nas regiões de maior concentração demográfica, onde o PT não tem popularidade.

O déficit habitacional não é problema exclusivo do Brasil, exclusiva é a forma insistente que o governo tenta resolvê-lo: sempre de forma eleitoreira e em curto prazo.

De certa forma todas as ações adotas pelo governo neste ano estão focadas nas eleições presidenciais de 2010.” confirma o professor de economia e política Fábio Martins.

O projeto em curto prazo, não vai resolver o problema da habitação, mas se tratado com seriedade, reduzirá o déficit em aproximadamente 14%, segundo dados do IBGE.

Infelizmente a falta de planejamento compromete os resultados positivos do programa. Ainda há dúvidas quanto à quantidade de habitações, o tempo que levará para concluir o projeto, quais regiões serão beneficiadas e como será a infra-estrutura? Os dados divulgados até o momento são apenas expectativas.

Vários programas não vão adiante por falta de planejamento, e o Programa Minha Casa, Minha Vida promete ser um mais deles” finaliza Fábio Martins.


Fábio Martins é o professor responsável pela disciplina de Economia e Política do curso de Comunicação Social da Universidade Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário