segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Realidade Aumentada: Entenda como essa tecnologia mudará a forma de comunicação mundial

Atualmente essa tecnologia está inserida em muitas peças publicitárias em mídia impressa envolvendo marcadores que, ao serem colocados na frente de uma webcam ou monitor, exibem algum tipo de objeto 3D ou imagem. por Rosália Cipriano



O conceito de Realidade Aumentada envolve a combinação de imagens do mundo real e imagens por computador. No entanto, para que a projeção ocorra é necessário que a combinação aconteça em tempo real, de forma interativa relacionando a posição de objetos do mundo real com os objetos virtuais. Assim, filmes que combinam atores e computação gráfica não são Realidade Aumentada.

NA PRÁTICA: Click aqui e aprenda a produzir passo o passo a Realidade Aumentada.


Antes de se discutir o impacto que as pesquisas e aplicações de Realidade Aumentada podem causar na sociedade, é preciso estabelecer o que ela se aplica.
Atualmente essa tecnologia está inserida em muitas peças publicitárias em mídia impressa envolvendo marcadores que, ao serem colocados na frente de uma webcam ou monitor, exibem algum tipo de objeto 3D.

Veja estratégia criada pela agência CUBOCC para o salgadinho Doritos - click aqui.



Isso, contudo, é somente uma das muitas representações de Realidade Aumentada. Existem pesquisas para se usar câmeras sem marcadores, ou mesmo com outros tipos de sensores quando se necessita de mais precisão, como em aplicações médicas, por exemplo. Outras pesquisas propõem o uso de projetores para lançar as imagens dos objetos virtuais diretamente sobre o mundo real ou invés de usar câmeras como feito até então.


Com os equipamentos cada vez mais potentes e providos com câmeras e com a popularização de projetores digitais portáteis, pode-se esperar em pouco tempo o surgimento de aplicações de Realidade Aumentada para mapas, auxiliando pessoas com necessidades especiais, para manuais de instruções: Imagine apontar um projetor portátil para um produto e surgir uma imagem indicando como ele deve ser montado ou operado - aplicações que podem ampliar a percepção do mundo à sua volta. Pensando num futuro um pouco mais distante, tecnologias de imagens verdadeiramente 3D, como holografia, podem abrir possibilidades mais significantes para a área de Realidade Aumenta, ao facilitar a união entre real e virtual.
Na área de comunicação, pode-se citar o desenvolvimento de ambientes de teleconferência em que é possível conversar com participantes remotos como se eles estivessem na mesma sala -- o que é muito mais natural do que chats de voz ou mesmo videoconferências tradicionais, pois as pessoas podem utilizar todos os modos de comunicação não-verbal, incluindo-se gestos e posturas. Da mesma forma, existem pesquisas para o uso deste tipo de tecnologia em educação, para a criação de laboratórios virtuais, por exemplo.



Click aqui e entenda como os apresentadores do Fantástico apareceram nas reportagens sem sair do estúdio do jornal.

Na área de medicina, uma das possíveis aplicações envolve complementar a visão do médico com informações obtidas de exames. Algo como uma "visão de raio-X" do paciente, que sobrepõe, por projeção, imagens de tipo de exame antes do início de uma cirurgia. Estudos para a criação de sistemas de treinamento em medicina e outras áreas, envolvendo Realidade Aumentada já estão sendo desenvolvidos.
Desde o início das pesquisas em Realidade Aumentada, existe a preocupação em se aplicar esta tecnologia de forma a auxiliar em tarefas de diferentes áreas. O principal centro de pesquisas sobre esse tipo de tecnologia está no departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP, o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas – que tem a Realidade Aumentada como uma de suas linhas de pesquisa aplicada. Atualmente comandam projetos envolvendo educação e medicina, dispondo através de seu portal, publicações para download com fundamentos e pesquisas feitas no laboratório. O Interlab está aberto à comunidade com oportunidades de pesquisa no nível de pós-graduação, mestrado e doutorado. Já no nível de graduação, é possível desenvolver parcerias com outras instituições de ensino para projetos de iniciação científica.

Guarulhos também está inserido no mundo tecnológico, e sediará em outubro um ciclo de palestras e workshops sobre tecnologia da informação. O evento terá abertura em 06 de outubro com a palestra Perspectivas da Tecnologia da Informação uma discussão sobre tendências, que como a Realidade Aumentada, prevêem melhorias para diversos setores da sociedade.

Serviços:

CIRCUITO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Palestra Perspectivas da Tecnologia da Informação
Dia 06/10/2009 às 19h30
Preço: Gratuito
Senac Guarulhos - Rua Padre Celestino, 108 – Centro - Guarulhos - SP
E-mail: guarulhos@sp.senac.br – Tel.: 11.2187-3350
Click aqui e confira as demais palestras


Por fim, estudos concluem que os principais objetivos da Realidade Aumentada são fornecer maneiras mais simples de se interagir com sistemas computacionais e simplificar tarefas realizadas no mundo real através do fornecimento de informações adicionais geradas por computador.

Para saber mais:
http://www.interlab.pcs.poli.usp.br/
http://www.realidadeaumentada.com.br/

Um comentário:

  1. Eu acredito que o maior beneficiário será a TV. Finalmente poderemos comprar uma poltrona dentro de um estádio e sentir a brisa passando, o cheiro da pipoca, dos cachorros quentes etc. Indo um pouco além, deverá ser desta forma que iremos visitar outros planetas, visto que o maximo que podemor viajar é 300.000 km/s. Desta forma, iriamos viajar (nossa imagem) até distancias astronomicas. Quem sabe os anjos (ou demonios) que muitos veem não seja apenas isso? Transmissões em R.A. de outro planeta!!

    ResponderExcluir